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terça-feira, 19 de junho de 2012

Resenha: Identidades da Educação Ambiental Brasileira

 Identidades da Educação Ambiental  Brasileira
    
    Existem muitas práticas agrupadas e que estão relacionadas ao conceito de educação ambiental, existe a educação ambiental popular, a crítica, política, comunitária, formal, não formal, direcionada ao desenvolvimento sustentável, conservacionista, socioambiental, ao ar livre, todas essas para a solução de diversos problemas.
    É muito importante a educação ambiental ser inserida no contexto histórico de cada indivíduo,  que esteja dentro de um universo de crenças e valores, que seja diretamente ligada a educação,  a educação ambiental crítica usa o senso crítico  para discursos, que busca como principal objetivo a concientização, resgata as idéias naturalistas e ambientualistas de cada indivíduo.
    A educação ambiental constitui uma arena, um espaço social que abriga uma diversidad de práticas e de formação de sujeitos,  essa diversidade  é produto da história social e do campo educativo, onde concorrem difrentes atores, forças e projetos que estão na disputa pelos sentidos da educação educativa.
    A ação da educação ambiental sobre a sociedade é essencial, é importante que o assunto esteja inserido na política, em todos os parâmetros das comunidades e sociedades, torna-se necessário que esse tipo de educação esteja no ambiente conceitual e político, pois assim a educação ambiental pode buscar sua fundamentação enquanto projeto educativo, para assim poder transformar a sociedade.
    Para uma educação ambiental crítica, a prática educativa é a formação do sujeito humano enquanto ser individual e social, é importante promover a compreensão dos problemas socioambientais em suas diversas dimensões, tanto Geográficas, como Históricas, Biológicas, Sociais e subjetivas, deve-se considerar o ambiente como um conjunto de interações, que se estabelecem tanto entre o mundo natural, quanto do mundo social, mas para isso é interessante somar os saberes locais e tradicionais, além dos saberes científicos e depois reformular e permitir mudanças nos padrões atuais de uso e distribuição dos bens ambientais,  para formas mais sustentáveis, equilibradas e solidárias de vida e em relação a natureza.
    Permitir que novas políticas consigam identificar e neutralizar os problemas e conflitos relacionados ao Meio Ambiente, construir uma cidadania baseada em educação ambiental, trazer essa educação para as ecolas, tornando mais acessível ao senso comum, a mudança também deve ser além de social, cultural, é importante a renovação do código de valores dominates para a sociedade, para a construção de uma nova ética, que possa valorizar não apenas a vida humana, mas também as vidas não humanas.
   O governo bem que poderia atualizar as leis, valorizando a educação ambiental, permitindo que  a comunidade não só acadêmica, mas a sociedade como todo tenha acesso a esse tipo de educação, que não fique estagnado apenas em teorias, mas que possa ser aplicada de forma organizada, observando os mínimos detalhes, enriquecendo o contéudo teórico, mas também pondo em prática ativamente esse tipo de educação, a grande parte da sociedade precisa despertar o senso crítico, apesar de que muitos Governantes não priorizam esse tipo de concientização, até porque parece que não faz parte dos seus planos.
    A jogada política e a alienação, conceitos distorcidos de cultura, ética e falsos valores, ainda contaminam a nossa atual sociedade, a complexidade do problema é que torna complicado a atuação de novos tipos de educação e de novos valores culturais.
    Para isso é importante que tenha um intenso trabalho de concientização, de moralidade relacionada a preservação de todos os nossos ecossistemas, recursos naturais, até porque estamos nos referindo ao futuro da humanidade, as novas gerações terão uma imensa responsabilidade.
   Trazer e por em prática exaustivamente não só a educação ambiental para toda a comunidade, mas também a gestão ambiental para a econômia mundial, só assim, com o passar dos anos teremos resultados significativos na educação e na concientização de toda a sociedade.

Referência:
Identidades da Educação Ambiental Brasileira
Brasília- 2004
 2004 by Ministério do Meio Ambientte
coordenação: Philippe Pomier Layrargues
capa: Arthur Ferreira
revisão: André Luiz Garcia
diagramação: VGArte
catalogação: Alderleia M. Milhomens Coelho
Impressão: Gráfica Gutenberg
Impresso no Brasil
ISBN 85-87166-67-0   

Links:
"Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade":
http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf


"Educação Ambiental:  o desafio da construção de um
pensamento crítico, complexo e reflexivo":

"Educação no processo de Gestão Ambiental: uma proposta de educação Ambiental transformadora e emancipatória":


"EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENFOQUES, PERSPECTIVAS E 
CONTRADIÇÕES EM ESCOLAS DA CIDADE DO RECIFE":
http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20EDUCA%C7%C3O%20AMBIENTAL%20ENFOQUES,%20PERSPECTIVAS%20E%20CONTRADI%C









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